segunda-feira, 6 de abril de 2015

METODOLOGIA DE PESQUISA EM ARTES, FILOSOFIA e CIÊNCIAS - Parte 1

Aqui devo escrever sobre o meu projeto na matéria de Met. de pesquisa em artes, filosofia e ciências;

Foi bastante difícil a escolha do tema, pois tinha que escolher entre tentar adiantar meu projeto do TCC ou outro tema que fosse atrativo a mim. Acabei escolhendo um tema que me intriga bastante que possivelmente, se eu fosse optar por fazer monografia, eu escreveria sobre ele: gerenciamento de crise corporativa 2.0 ou seja, como as empresas lidam com crises internas ou externas quando a internet e as redes sociais vem sendo fatores de propagação e resposta. Escreverei em formato de artigo, pois pretendo participar do Congresso brasileiro de comunicação esse ano, no RJ.

Para começar, a definição de gerenciamento de crise me trouxe:


  1. Gerenciamento de crise é um método administrativo que visa a redução de prejuízos no momento em que ocorre uma disrupção, por motivos internos ou externos, no processo normal de determinada organização.
  2. Gerenciamento de crises – Wikipédia, a enciclopédia livre

    pt.wikipedia.org/wiki/Gerenciamento_de_crises

Também gostaria de fazer a análise e acompanhamento de um case no mercado publicitário. Ainda não sei ao certo qual campanha ou marca irei usar no artigo, porém já venho acompanhando alguns casos. Uma das campanhas que mais me chamaram atenção esse ano, de forma negativa á marca, foi a Risque "homens que amamos". A marca criou uma coleção de cores com nomes bastante polêmicos, dando a cada cor, nomes de atitudes masculinas que supostamente são dignas de louvor. nomes como "André fez o Jantar" ou "Zeca chamou para sair". A campanha teve uma péssima repercussão na internet pois as mulheres questionavam que ações que deveriam ser corriqueiras estavam sendo "homenageadas". A chamada da Campanha é: Inspirada nos homens que fazem a diferença na vida das consumidoras,apresentamos a Coleção Risqué Homens que Amamos. Um tributo aos pequenos gestos diários dos homens. Conheça as cores e escolha suas favoritas!

risqué

Vários memes foram criados a partir disso, e muita crítica por parte das consumidoras repercutiu para a marca negativamente.

risqué-machismo (7)


Em resposta à polêmica, a Risqué declarou apenas que “considera todo tipo de discussão positiva”: “A coleção ‘Homens Que Amamos’ foi inspirada em gestos de carinho e respeito vindos de pessoas que amamos. A marca considera todo tipo de discussão positiva e reafirma que está sempre atenta aos comentários de seus consumidores.”