quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Fichamento - Bíblia do marketing digital

Capítulos I,II e III.

O livro A bíblia do marketing digital, escrito pelo Cláudio Torres, me fez abrir um pouco a mente para entender melhor uma ferramenta para todo publicitário: a internet.

Lendo os três primeiros capítulos, já pude notar que o livro realmente é bastante descritivo e é interessante a leitores de diversos níveis de conhecimento na área, pois ao mesmo tempo em que ele aprofunda o assunto ele também situa e explica conseguindo mostrar uma visão holística mas ao mesmo tempo bem analítica sobre os assuntos que aborda.

No capítulo I, Torres fala um pouco sobre a relação entre o crescimento da internet e o consumidor, ele situa o leitor sobre o cenário virtual que vivemos hoje e como isso teve repercussão no passado, trazendo uma visão histórica e nos ajudando a entender um pouco sobre as perspectivas mutáveis da internet. Assim, conseguimos entender como o consumidor passou a agir, tentando rastrear seu comportamento de compra através da internet. Vemos que esse meio é um fator essencial de busca de informação. O que antes só era possível compartilhar com os que estavam fisicamente ao seu redor, hoje em questão de segundos, se pode compartilhar com o mundo inteiro. O consumidor está ávido por informações, por compartilhar experiências (boas e ruins) e busca isso de forma constante dentro das redes digitais. Mesmo que uma empresa opte por não estar dentro dessas plataformas na internet, é preciso saber que o nome dela vai estar sendo falado, porém ela vai ficar de fora dessa discussão e nunca vai saber se o que é falado é bom ou ruim. Também é falado nesse capítulo do livro, sobre algumas ferramentas e recursos comuns na internet como os o de motores de busca (Google,Bing etc), sites, blogs e etc.

No Capítulo II, o autor dá uma perspectiva sobre os principais conceitos do marketing digital, ele detalha algumas terminologias, ambientes e plataformas explicando do amplo ao mais especifico. Entendi esse capítulo como uma forma de nivelar o “nível de conhecimento” do leitor para os capítulos seguintes. Torres ressalta a importância de mergulhar no mundo da internet para conhecer profundamente o seu funcionamento e macetes, pois só assim e possível entendê-la. Dentre as ferramentas, ele fala especificamente sobre o Google. Ele explica um pouco sobre algumas ferramentas do Google como Google Adwords, Google Adsense, Google Analytics e até sobre o Google Maps. Para quem só achava que o Google era uma ferramenta de busca, pôde perceber o quanto vai além. Ele também fala sobre a ideia de “o mundo do código aberto”, em que ele se refere a plataforma open source, ou softwares de código aberto, em que programadores do mundo todo podem contribuir para a melhoria de uma determinada ferramenta. Ele defende a ideia pois exalta que essa é uma forma de reduzir custos e aumentar a rapidez de desenvolvimento do sistema. Uma das ideias bastante defendidas por ele neste capítulo é da importância de investir no marketing digital e ver esse recurso como um instrumento do marketing e uma forma de entender melhor seu consumidor. Ele mostra área de oportunidades e dá exemplos como o publieditorial, o uso do Twitter para influenciar pessoas e o interesse na pesquisa do Google. Ele deixa bem claro o que o consumidor busca basicamente 4 coisas chaves na internet: relacionamento, informação, comunicação e diversão. Nesse modelo ele pensa que se pode aprofundar para analisar mais profundamente acerca de como esse consumidor se comporta. Ele também aborda seis ações estratégicas no meio do marketing digital: marketing de conteúdo, marketing de mídias sociais, e-mail marketing, marketing viral, publicidade online e pesquisa online. Apesar de abordar bastante os meios online ele ressalta que é preciso considerar que os consumidores não estão isolados somente nesse meio, e que este é interligado de maneira dinâmica a outras plataformas e mídias no qual não se tem um limite, uma fronteira, então em muitos casos é difícil separar de maneira exata uma ação estratégica da outra.

 No capítulo III ele fala sobre o marketing de conteúdo, uma das 6 estratégias abordadas no capítulo anterior, só que agora de maneira muito aprofundada. Para quem pensava que apensas estar na internet seria o suficiente ele prova que não: o conteúdo é rei, e é extremamente importante para o sucesso da busca pelo sucesso na internet. Ele exalta a importância do texto dentro da plataforma e sua base histórica quando existiam apenas o texto e hiperlinks nos primórdios da rede. Outro destaque no capítulo é a relevância que o conteúdo vai ter para quem o lê. É preciso informar aquilo que as pessoas estão buscando, é preciso se preocupar em responder as principais perguntas do consumidor. Blogs e ferramentas de busca se tornaram as ferramentas essenciais para suprir esse tipo de necessidade e devem ser amplamente exploradas para ter o seu conteúdo relevante. Para ele, a chave é criar conteúdo do zero, genuíno e relevante para o consumidor e dar exatamente aquilo que ele busca, no momento que ele busca e que responda imediatamente todos os seus questionamentos. O ideal é que ele permaneça naquele ambiente até sanar aquilo que foi buscar. Tudo se concentra de quem é o público alvo, o que ele quer, que tipo de informação ele busca qual o perfil dessas pessoas e etc. Nesse capítulo ele passeia por diversas plataforma que tem foco no conteúdo como blogs, motores de busca e também demonstra na prática como administrar do começo ao fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário